domingo, 21 de outubro de 2012

Cuidado com a sede

Já pararam para pensar quanto de água o seu animalzinho toma por dia?
Quantas vezes você repõe a água no recipiente?


Muitas vezes não nos preocupamos com esse detalhe, mas é sempre bom lembrar que 70 a 80% do corpo dos animais é composto por água.
A água é importante para a vida de todos os organismos, pois desempenha diversas funções essenciais: transporta substâncias indispensáveis à vida, mantém as células com o tamanho e forma adequadas, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc); regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. É por isto que se diz que a água é indispensável.
E a pergunta chave: Quanto de água meu animalzinho deve ingerir por dia? Não existe uma regra estabelecida, mas podemos considerar 1 xícara de água para cada 2,5 Kg de peso. Exemplo: um cão de 10 Kilos deve ingerir aproximadamente 4 xícaras de água por dia.
Animais que não bebem água podem entrar em depressão e em grave estado de desidratação.
Faça o teste!!!
Confirme se o seu cão ou gato está desidratado, é muito simples.  Puxe para cima a pele do animal na região da nuca (pescoço). Se a pele voltar à posição rapidamente, está suficientemente hidratado, se demorar alguns segundos para voltar, ele pode estar desidratado e será necessária hidratação.
Por outro lado, animais que bebem água de forma excessiva podem caracterizar doença como a diabetes! A falta de água ou o excesso dela devem ser notados.
Vamos ficar de olho no recipiente de água! Sempre limpo e com água fresca!
[ ... ]

terça-feira, 16 de outubro de 2012

7 Cuidados Essenciais para um Cão Feliz


7 cuidados essenciais para um cão feliz

Dicas simples para garantir a saúde e o bem-estar do seu cachorro para sempre. Ele merece!


Foto: Getty Images
Seu cachorro precisa de cuidados especiais para continuar saudável e feliz
Foto: Getty Images
Ter a companhia de um animal de estimação é mesmo uma delícia. Fiéis e companheiros, eles não poupam alegria para nos receber, brincar e oferecer carinho. Mas, para fazer tudo isso, precisam estar saudáveis e limpinhos, 7 cuidados muito simples que você deve ter com seu amigo, para livrá-lo de pequenos desconfortos e até de grandes encrencas. Confira:


1. Limpe bem as orelhas
Para prevenir a otite - uma inflamação no canal auditivo –, você deve remover os pêlos do ouvido pelo menos uma vez por mês. Além disso, deve fazer a limpeza do excesso de cera semanalmente, com soluções vendidas em pet shops, e colocar um protetor auricular ou uma bolinha de algodão bem firme na hora do banho.


2. Mantenha o bumbum cheiroso
As fezes que ficam grudadas na região do rabo podem disseminar verminoses, doenças de pele, pulgas, carrapatos, que podem causar até anemia. Capriche na limpeza dessa região e faça a tosa higiênica uma vez por mês para diminuir os pêlos do bumbum e da barriga.


3. Fique de olho no pet shop
. Na tosa, a tesoura e a lâmina devem estar limpas e em bom estado.

. A escova não deve ter pêlo nenhum. Fungos escondidos ali causam micoses.

. A temperatura do secador deve ser morna. Fria pode causar gripe e quente, queimadura.

. O secador não deve apontar para os olhos do bicho. O vento forte pode causar o ressecamento da córnea. Além disso, o secador deve ficar a 30 cm de distância.


4. Corte as unhas das patinhas
Se tem habilidade, pode bancar a manicure. Para isso, é preciso ter alicate canino e gel hemostático (encontrado em pet shops). Caso sangre, passe o gel na hora. Tome cuidado com cortes muito rentes. Se não sentir segurança, peça a um especialista.


5. Alimente-o com ração e lave bem a tigela
Hoje em dia, as rações estão cada vez mais elaboradas e nutritivas. Por isso, você pode confiar! Depois da refeição, lave e seque bem o pratinho. A umidade é um prato cheio para fungos e bactérias, que causam uma dor de barriga infernal.


6. Deixe a casinha em ordem
Além de acabar com odores desagradáveis, caprichar na limpeza da casinha do seu amigão evita pulgas. A sugestão é lavar a casinha semanalmente com água e sabão.


7. Mande-o já para o banho
Cada bicho tem a sua necessidade. Aqueles que vivem em apartamento não se sujam tanto quanto os que ficam no quintal. Em geral, a média é lavá-los com intervalos de sete a quinze dias.
Links Patrocinados
[ ... ]